A Redação Narrativa
A Redação Narrativa exige do autor compor tramas, tecer e entretecer histórias, desenvolvendo um texto capaz de fluir no imaginário do leitor, introduzindo-o a um universo paralelo, às vezes rodeado de elementos fictícios. A boa narrativa tem o poder de levar o leitor a sentir na pele dos personagens compostos. O texto narrativo é composto por cinco elementos básicos: o narrador, as personagens, a ação, o tempo e o espaço.
A Redação Descritiva
A descrição é feita de forma totalmente processual, e por isto é interessante se escolher os objetos, e ainda observar todas as suas peculiaridades, escolher as suas palavras e ainda as colocar em um papel.
Procurar escolher um objeto irá depender do escritor e de toda a tarefa realizada que for cumprida, o objeto, bem como a pessoa, o ambiente, as coisas, e os animais.
É importante também que ao se escrever uma redação que seja descritiva, é importante se fazer alguns questionamentos determinados. O que deverá descrever como um tipo de objeto, e como os leitores devem visualizar os objetos que foram descritos, e como realizar a sua tarefa de construir algum tipo de objeto através de palavras.
A Redação Dissertativa
Atualmente a Redação Dissertativa é a mais solicitada em concursos e vestibulares de todo o país, sendo onde o estudante deve focar seu aprendizado. Neste tipo de redação autor relaciona e expôe, de forma explicativa, organizada e ordenada argumentos sobre o tema ou assunto em questão. O autor, ainda deve explanar em seu texto pontos favoráveis e adversos em relação ao tema escolhido. A Redação deve conter início, meio e fim, e neste, o autor deverá defender a ideia para resolver ou amenizar pontos adversos que possivelmente foram abordados durante o texto.