Dúvidas mais frequentes!
Dúvidas mais frequentes!

 

Devo colocar título, ou não na Redação?

Alguns certames deixam livre esta opção pelo título e neste caso é opcional a decisão de inserí-lo ou não. Você deverá ficar atento(a) para ver se o certame exige o título. Em casos onde é solicitado, deverá ser obrigatoriamente inserido, caso contrário ficará a seu critério. Lembre-se que um título exprime a idéia central do seu texto e um título chamativo induz o leitor a leitura do seu texto, fato bastante considerado pela banca examinadora. Minha dica: se o título for facultativo, escolha um título bem chamativo, diferente e criativo; esta simples decisão já pode te colocar em vantagens sobre diversos concorrentes.


Quantos parágrafos deve ter minha Redação?

Não existe uma regra específica para o número determinado de parágrafos numa redação, desde que sua redação tenha Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Considerando que cada parte desta acima citada já possui um parágrafo, sua Redação já terá três parágrafos. Normalmente no Desenvolvimento onde gastamos a maior parte dos nossos argumentos e toda a problemática sobre o assunto desenvolvemos em dois ou tês parágrafos, dependendo do tamanho deste. Em média, as boas redações contem quatro ou cinco parágrafos, no máximo seis ou sete.


 

Qual o número mínimo e máximo de linhas na minha Redação?

Uma boa redação é desenvolvida entre 20 e 30 linhas. Ultimamente os Vestibulares e concursos fixam entre 25 e 30 linhas. Ao iniciar o processo de escrita, desenvolva redações menores e vá aumentando gradativamente de acordo com o aumento da segurança ao dissertar.


Qual o tamanho dos parágrafos (linhas) na Redação?

Um lembrete importante que deve ser feito é o de que sempre há limite de linhas para a redação. Geralmente, as redações podem ter no máximo, até 30 linhas. É importante que os parágrafos sejam bem distribuídos - nada de introdução com mais de 10 linhas! Com um espaço reduzido para escrever a redação, é necessário que você planeje bem quantas linhas cada parágrafo vai ter. O ideal é que haja um parágrafo de introdução, dois ou três de argumentação e um de conclusão. Faça um esquema do que cada parágrafo vai abordar durante o rascunho da redação. 


 Posso colocar dados estatísticos na Redação?

No caso dos dados estatísticos, não é apenas permitido como também recomendado. Podemos nos valer deste artifício para deixar claro que temos conhecimento, por meio de pesquisas, acerca do assunto. Entretanto, deve ser levado em conta a boa seleção de tais dados estatísticos, pois, ao passo que podem ser grandes instrumentos de persuasão, também pode ser instrumento negativo se mal utilizado. Fica a dica.

 


Posso escrever com letra de forma?

De acordo com a maioria dos professores, é necessário, principalmente, que se atente para as regras do edital. Se o edital não dispuser expressamente sobre o tipo de letra, pode-se usar a letra cursiva ou a de fôrma, desde que haja legibilidade. A maioria das bancas tem exigido apenas a letra legível, a exemplo do Cespe e da FCC. Os editais de concursos militares geralmente estabelecem a obrigatoriedade da letra cursiva legível. Nesse caso, como o edital é a lei do concurso, o candidato deverá obedecer às normas ali prescritas.